Brigadas de Desinfecções - eliminação de pragas

A carregar, por favor aguarde...

Mosquito Tigre Asiático transmite o vírus da Febre Dengue?


O mosquito "Aedes Albopictus", também conhecido como Mosquito Tigre Asiático, é originário das florestas tropicais do Sudoeste Asiático e é considerada uma das mais invasoras espécies de mosquitos. Esta espécie tem sido detectada em vários locais da Europa ao longo dos últimos anos, incluindo em Portugal (Setembro de 2017, no norte do país). No entanto, os mosquitos testados para a presença de vírus não apresentaram agentes infecciosos. 
Sobres os mesmos pode dizer-se também que em fase adulta são pretos/escuros com manchas brancas ou prateadas, e que se distinguem de outras espécies de mosquitos devido à presença de uma linha de cor esbranquiçada/prateada na zona dorsal do tórax. A fêmea adulta alimenta-se de sangue humano, podendo também picar animais domésticos e selvagens. A sua picada é agressiva e provoca dor e comichão local, bem como vermelhidão e inchaço. Pode transmitir vírus e parasitas causadores de doenças como a Febre de Dengue, Febre Amarela, Zika, Encefalite Japonesa, Chikungunya e Dirofilaria.
O importante é a monitorização constante, bem como medidas de controlo para evitar a dispersão do mosquito para outras regiões.
Em caso de necessidade consulte-nos.    

voltar